Cultura

Prorrogado o prazo para candidaturas

Atendendo ao elevado nú-mero de participantes, e com o acordo de todos os Pólos Nacionais, a Coordenação Executiva do Programa Au-diovisual da CPLP prorrogou, ontem, o prazo de apresentação das candidaturas do Programa Audiovisual DocTV-CPLP III, por uma semana.

Profissionais da Geração 80
Fotografia: DR

Inicialmente previsto para encerrar hoje, os realizadores e produtores angolanos podem inscrever até ao dia 13, projectos no domínio do cinema documental.
Os projectos são financiados por um investimento de 50 mil euros por cada documentário. Os filmes devem ter 52 minutos, sendo a difusão assegurada pelas televisões públicas da Rede CPLP Audiovisual.
Os interessados devem proceder a inscrição através do site “www.cplp.org”. O programa DocTv-CPLP- Audiovisual visa fomentar a produção e a teledifusão de conteúdos audiovisuais nos Estados membros da CPLP.
Em 2009, foi financiado o documentário “Nos Trilhos Culturais da Angola Contemporânea”, do realizador Dias Júnior, um dos mais proeminentes realizadores da segunda geração do cinema e audiovisual em Angola. O filme tem como actor principal Orlando Sérgio, que no decurso da história viaja e aprecia a vivência dos benguelenses diante do vai e vêm do comboio. Ideia original de Orlando Sérgio, argumento de Miguel Granjeia, uma produção da Dread Locks.
Na segunda edição, em 2017, foi financiado o documentário “Do outro lado do mundo”, realização de Rui Sérgio Afonso, ideia original de Ever Miranda, produção assumida pela produtora cargo da Geração 80.  O filme narra as relações humanas contemporâneas derivadas do intercâmbio entre Angola e a China. Retrata duas histórias de amor, protagonizadas por duas mulheres a Paulina, angolana do Bentiaba que conhece Johnny, um cidadão chinês, e Sofia, que chega a Angola com o seu marido, Inácio, ex-bolseiro angolano na China.

Tempo

Multimédia