Quadros de Antoninho apresentados na UNAP

Manuel Albano |
8 de Dezembro, 2015

“Versatilidades da Alma” é o tema de uma exposição individual de pintura do artista plástico Antoninho, inaugurada hoje, às 18h00, no Salão Internacional de Exposições da União Nacional dos Artistas Plásticos (UNAP), em Luanda.

Num conjunto de 16 quadros, Antoninho utilizou a técnica de óleo e acrílico sobre tela. Com esta mostra, o pintor quebra o silêncio de quatro anos, e apresenta um retrato do seu percurso artístico de 39 anos de actividade.
O pintor informou que o objectivo é mostrar as suas ideias e sonhos, enquanto criador. Os temas dos quadros são vários, entre os quais, a vivência dos povos africanos, a maternidade e deuses do mar. "As minhas propostas têm a ver com amor à vida e à natureza”.
Antoninho é nome artístico de António José Aguiar, nasceu em Luanda na década de 1960. Desenhador, pintor, escultor, gravador e cenógrafo, trabalhou antes em artes gráficas na Imprensa Nacional.
Membro da UNAP, Antoninho é membro fundador da Brigada Jovem de Artistas Plásticos, em Luanda. Colaborou em diversas actividades da Associação Académica de Coimbra, em Portugal, nas diversas vertentes culturais, como membro fundador na Associação Luso-Africana Ponto Nos Is.
Sobre os seus trabalhos, e particularmente nesse sua exposição “Versatilidades da Alma”, o artísta plástico tenta exporar determinados aspectos ligados a tradição africana, em geral, e angolana, em particular.

capa do dia

Get Adobe Flash player




ARTIGOS

MULTIMÉDIA