Quadros do pintor Van Gogh são os mais visitados de Paris


16 de Julho, 2014

Fotografia: DR

A exposição que pôs “lado a lado” as pinturas de Van Gogh com os escritos de Antonin Artaud foi vista por 654.291 pessoas, um “recorde histórico” para o Museu d’Orsay, em Paris.

A mostra, denominada “Van Gogh/Artaud. The Man Suicided by Society”, que apresentava 45 pinturas e sete desenhos de Van Gogh ao lado de textos do poeta e dramaturgo Antonin Artaud, tornou-se assim a exposição mais visitada do museu parisiense.
Visitar esta exposição foi também uma oportunidade para ver algumas obras de Van Gogh que não estão em colecções francesas, já que parte das pinturas expostas era emprestada por outras instituições, como o Museu Van Gogh, em Amesterdão.
O objectivo da exposição, explicou aquando da inauguração Guy Cogeval, presidente do museu francês, era dar a conhecer ao público “duas obras maiores”. “Estamos convencidos que conhecemos Van Gogh, um dos pintores mais admirados pelo público nos cinco continentes, mas essa admiração assenta em alguns equívocos”, disse. “Artaud escreveu um livro magistral sobre o pintor”, referiu o presidente do museu.
Desde que abriu ao público a 11 de Março, a média diária de visitas à exposição foi de 6.374 pessoas, informou o gabinete de comunicação do Museu d’Orsay. A instituição vai encerrar hoje, para férias, e reabre no dia 15 de Agosto.

capa do dia

Get Adobe Flash player




ARTIGOS

MULTIMÉDIA