Cultura

Quadros “Girassóis” são divulgados hoje

Um total de cinco quadros dos “Girassóis” de Van Gogh são exibidos, hoje, pela primeira vez em conjunto, numa só sala virtual, via Facebook, numa iniciativa da National Gallery, em Londres, em colaboração com quatro museus.

Cinco pinturas de

A reunião de cinco das sete versões dos “Girassóis”, que Vincente Van Gogh pintou entre 1888 e 1889, em Arles, no Sul de França, numa mesma sala, foi anunciada quinta-feira, pela National Gallery, em Londres, no seu sítio “online”, numa iniciativa que também mobiliza o Museu Van Gogh, em Amesterdão, o Philadelphia Museum of Art, nos Estados Unidos, a Nova Pinacoteca de Munique e o Seiji Togo Memorial Museum of Art, em Tóquio.
Esta mostra sem precedentes é disponibilizada pela rede social Facebook, superando a localização dos vários museus, em três continentes, o que tem representado um impasse para a reunião real dos diferentes exemplares, num só local. Assim, todas as instituições reúnem esforços hoje, durante 95 minutos, a partir das 17h50 (de Londres), colocando em linha as cinco pinturas, de forma consecutiva, cada uma durante 15 minutos.  s transmissões vão decorrer em frente a cada versão das pinturas, numa experiência imersiva denominada “Sunflowers 360”.

Tempo

Multimédia