Quadros nacionais melhoram formação

Manuel Albano |
4 de Março, 2015

Fotografia: José Soares

A ministra da Cultura disse ontem, em Luanda, que continuam a ser desenvolvidos esforços se cumprir o previsto a nível das bibliotecas públicas.

Rosa Cruz e Silva, que falava na abertura do curso de “Introdução à Administração e Gestão Bibliotecária”, que se realiza até ao dia 27, afirmou que a política para as bibliotecas públicas tem como prioridade a formação dos trabalhadores.
A intenção, referiu, é melhorar a qualidade dos quadros para desenvolverem com qualidade as tarefas que lhes estão destinadas e prestarem melhor serviço público.
A ministra declarou que o surgimento de bibliotecas provinciais e municipais deve ser visto “com enorme satisfação” particularmente pelos jovens com vontade de aumentarem conhecimentos. Rosa Cruz e Silva referiu que os participantes vão melhorar conhecimentos a nível de organização dos depósitos e de dar a conhecer ao público a importância dos conteúdos das bibliotecas.
“Queremos transformar as bibliotecas em locais acolhedores, modernos e dinâmicos que possam atrair cada vez mais estudantes e outros leitores”, salientou.
A embaixadora de Espanha referiu a importância de Angola continuar a apostar nas novas tecnologias para melhorar os serviços oferecidos aos investigadores e leitores em geral.
Júlia Olmo Romero reafirmou a intenção do seu país continuar a apoiar Angola no desenvolvimento das políticas culturais, particularmente no domínio da gestão bibliotecária.  “Vamos continuar a fortalecer os laços de cooperação entre Angola e Espanha, no domínio cultural”, prometeu. Os 35 participantes no curso, provenientes das províncias do Huambo, Lunda-Norte, Bengo, Uige e Malange, recebem formação no domínio da catalogação, classificação e planeamento. O objectivo da iniciativa é modernização dos serviços bibliotecários em todo o país.
Segundo o director da Biblioteca Nacional de Angola, João Lourenço, 200 funcionários bibliotecários já beneficiaram de cursos do género.

capa do dia

Get Adobe Flash player




ARTIGOS

MULTIMÉDIA