Rainha Nyakatolo participa no ritual dos povos luvale


26 de Julho, 2016

Fotografia: Domingos Cadência

A sétima edição das festas etnolinguísticas do povo Luvale encerrou domingo, em Cazombo, província do Moxico, com a entrada da rainha Nyakatolo Chilombo na arena das celebrações.

Durante as celebrações, testemunhadas pelo director nacional da Acção Cultural, Carlos Vieira Lopes, assistiu-se o desfile de palhaços, diversas danças tradicionais da região e ofertório à rainha, entre outros rituais.
No acto de encerramento, o director nacional da Acção Cultural, Carlos de Jesus Vieira Lopes, disse que o festival é uma grande festa de preservação da cultura dos luvale e recomendou a divulgação deste ritual a nível nacional e internacional, particularmente em África.
O responsável afirmou que o sector vai procurar estabelecer parceria nos próximos tempos com o Ministério da Hotelaria e Turismo, para angariar apoios para a divulgação e realização do evento, de modo a que tenha maior assistência do público nacional e estrangeiro.
Além do governador provincial do Moxico, João Ernesto dos Santos “Liberdade”, assistiram as festividades entidades governamentais, eclesiásticas e população interessada, entre outros convidados.

capa do dia

Get Adobe Flash player




ARTIGOS

MULTIMÉDIA