Reabilitação do património tem início no próximo ano


25 de Agosto, 2014

O director provincial da Cultura no Cuando Cubango, Paulo Visunge, informou que em 2015 os monumentos e sítios históricos no município de Menongu, vão ser reabilitados, com destaque para o Forte de Menongue e a cadeia do Misssombo.

Em declarações à imprensa no final de uma visita aos monumentos e sítios, Paulo Visunge disse que os estudos para a reabilitação dos monumentos já estão avançados, aguardando suporte financeiro. Há protocolos firmados entre o Governo do Cuando Cubango e o Ministério da Cultura no sentido recuperar os monumentos e sítios históricos da província.
A comuna do Misssombo, a 18 quilómetros de Menongue, já tem um projecto de reabilitação e ampliação da escola de artes e ofícios, além da reabilitação do Forte Serpa Pinto. “O Executivo e o Governo Provincial vão poder transformar os monumentos e sítios culturais, em locais de lazer e investigação, porque a reabilitação vai contemplar salas de exposições e peças que mostram a nossa cultura. Esta é a maior oportunidade para a juventude conhecer a nossa História e ajudar conservar estes sítios, para que as novas gerações não percam de vista aquilo que foi o nosso passado”, sublinhou.
No Cuando Cubango, os pontos históricos mais conhecidos são o Forte de Menongue, Forte do Cuchi, o Campo de Concentração do Missombo, o Museu Municipal de História, o Centro Comercial Isa’calumbu, edifício do Mbonge ya Kandyema, no Cuchi.

capa do dia

Get Adobe Flash player




ARTIGOS

MULTIMÉDIA