Realizador contra os blogues


14 de Janeiro, 2015

Fotografia: Divulgação

O cineasta David Cronenberg, autor de filmes como “A Mosca”, ou “Irmãos Inseparáveis”, saiu em defesa dos críticos de cinema profissionais, cujo papel “tem sido muito diminuído” pela crescente concorrência de “pessoas que usam a Internet para censurar os filmes”.

Referindo exemplos concretos, como o site “Rotten Tomatoes”, talvez o mais conhecido e influente agregador de críticas de cinema, David Cronenberg sugere ainda, em declarações à agência noticiosa Canadian Press citadas pelo jornal “The Guardian”, que a fronteira entre críticos profissionais e amadores tende a esbater-se.
“Há críticos legítimos que trabalharam no duro, alguns ligados a jornais, outros não. Depois há todas as pessoas que se dizem críticos, mas não sabem escrever, ou então sabem, porém os seus textos mostram como são estúpidos e ignorantes”.
Para alguns dos especialistas é possível que a defesa do cineasta esteja a ser feita devido às crítica negativas do seu mais recente filme, “Mapas para as Estrelas”. Centrado numa família de Hollywood em vias de implodir. O filme obteve uma média de 68 por cento nas 56 críticas consideradas pelo site “Rotten Tomatoes”, um pouco melhor do que Cronenberg conseguiuem 2012 com “Cosmopolis”, ou com “Um Método Perigoso”, de 2011.
A par desta média geral, o “Rotten Tomatoes” inclui uma segunda média, que considera apenas os juízos dos críticos que o site considera mais conceituados (“top critics”).
Porém, mesmo este site especializado em cinema não é suficiente para reforçar a convicção do realizador de que a avaliação dos críticos canónicos não deve ser ofuscada pelos palpites de amadores.
Apesar dos ataques agora endereçados à nova crítica de cinema da blogosfera, o realizador admite que a Internet permitiu o aparecimento de algumas vozes com qualidade, que de outro modo não se teriam revelado. “É o lado bom disto, mas acho que se está a diluir a crítica propriamente dita”, defende o realizador David Cronenberg.
O “Rotten Tomatoes” é um site norte-americano de cinema, especializado em resumos, informações e novidades sobre filmes, séries, curtas-metragens e vídeos musicais.

capa do dia

Get Adobe Flash player




ARTIGOS

MULTIMÉDIA