Referências do sungura animam festa na Ganda

Manuel Albano |
3 de Julho, 2014

Fotografia: Casimiro José | Sumbe

Músicos consagrados, com destaque para Justino Handanga e Bessa Teixeira, animam sábado, a partir das 19h00, no município da Ganda, em Benguela, um espectáculo destinado a assinalar os 45 anos daquela localidade, completados no passado dia 24.

Organizado pelo Movimento Nacional Espontâneo, em parceria com o Governo Provincial de Benguela e Administração Municipal da Ganda, o espectáculo conta ainda com as participações de Edmasia, Cage One, Rey Loy, Kiaku Kadafi e W King e músicos emergentes locais.
Os artistas consagrados vão ser acompanhados pela Banda Geração Nova. O programa de actividades da efeméride inclui a realização de uma palestra subordinada ao tema “Os ganhos da Paz" e a final do Girabairro a Taça do Presidente.
Justino Handanga, um dos mais conceituados músicos do planalto central, iniciou carreira em 1987. A sua primeira obra “Ondjongole Ya Telinsiwa" (alvo atingido) só foi lançada em 2004, com o patrocínio do empresário Valentim Amões, que faleceu em 2008 num acidente de aviação. Vencedor do Prémio Nacional de Cultura e Artes 2013, na categoria de Música, tem privilegiado nas suas canções o valor harmónico e melódico dos ritmos tradicionais peculiares dos angolanos.
Bessa Teixeira nasceu no bairro São Bartolomeu, arredores da cidade do Huambo, a 12 de Dezembro de 1964. Liderou o projecto “Vozes do Planalto", uma colectânea que incluiu vários músicos do Huambo e produzida em 2002, e ficou famoso com os temas “Okassipi ove a mãe" (onde estás querida mãe) e “Ndilissunlulã" (vou-me despir), com o qual ficou na segunda posição do Top dos Mais Queridos edição 2003.
Entre outros festivais, Bessa Teixeira participou em 1988 no concurso Top dos Mais Queridos do Huambo, no qual ficou na segunda posição. Do seu repertório constam dois discos, o primeiro intitulado “Okassipi ove a mãe", gravado na África do Sul, em 2001, e o segundo “Ondjango Yetu" (Nosso jango em português) gravado com a ajuda de empresas públicas e privadas desta província.

capa do dia

Get Adobe Flash player




ARTIGOS

MULTIMÉDIA