Cultura

Relação de proximidade

O Ministério da Cultura, através do Museu Nacional de Antropologia, em parceria com o Centro Cultural Brasil-Angola (CCBA), tem mantido uma relação de proximidade e estreitamento, visando fortalecer o intercâmbio cultural entre as instituições.

Museu Nacional de Antropologia em parceria com o Centro Cultural Brasil-Angola
Fotografia: Edições Novembro

Esta parceria resultou na realização de uma mostra, intitulada “A função dos instrumentos e da música tradicionais de Angola”, que esteve patente de 18 de Maio a 18 de Junho, no CCBA, por ocasião do Dia Internacional dos Museus, cujo tema de celebração da efeméride este ano foi “Museus e histórias controversas: dizer o indizível em museus”.
A exposição integrou mais de 30 instrumentos que traduzem as suas várias utilidades em diferentes regiões do país e grupos etnolinguísticos. Na exposição, havia uma colecção de instrumentos muito diversificada, onde se destacam o mondo, trompa chifre e a pwita, instrumentos musicais e meios de comunicação, omakola (usado em cerimónias de adivinhação), cihumba (usado por comunidades pastoris do sudoeste de Angola), kakoxe (para bailados diversos), hungu e dikanza (usados em conjuntos tradicionais e modernos).

 

Tempo

Multimédia