Relacionamento entre jovens é analisado em peça de teatro

Manuel Albano |
6 de Agosto, 2015

Os perigos e consequências das relações amorosas entre os jovens é a proposta cénica do grupo de teatro Alciónica que é exibida dentro de uma semana, às 20h00, no auditório da Escola Njinga Mbande, em Luanda, com a peça “Minha ex-Namorada Cunhada”.

O director de marketing do grupo de teatro, Flávio Correia, disse que o espectáculo foi escolhido devido aos frequentes casos de adultérios, particularmente entre os jovens.
Flávio Correia acrescentou que o espectáculo explora ainda outros aspectos que chamam à atenção da sociedade, como o aliciamentoa crianças e adolescentes por estrangeiros e mais velhos  com bens e dinheiro.
O objectivo da peça, destacou, é alertar as pessoas para “as mudançasque podem acontecer nas relações conjugais quando os casais não se valorizam”.
O espectáculo procura ainda “mostrar o choque entre a tradição e o modernismo” em algumas famílias angolanas.
“Luanda é o local onde várias culturas entram em choque”, considera o director de marketing do Alciónica, “porque muitas pessoas vêm de regiões diferentes e trazem consigo parte das suas culturas, o que muitas das vezes entra em choque com a do cônjuge”.
Um dos exemplos, diz Flávio Correia, é o alembamento, cujo dote vária de região para região. “O objectivo desta peça é alertar para a importância de existir um maior respeito dentro desta diversidade étnica e cultural.”
Na peça, Nelson é um jovem que namora Alexandre durante dois anos, mas não a valoriza como parceira e a despreza. A jovem, por se sentir insegura, devido ao facto de Nelson nunca não se ter apresentado àsua família, cumprindo com os rituais tradicionais, decide terminar a relação.
Depois de algum tempo, Alexandra, que valoriza os aspectos tradicionais, conhece Adriano, irmão de Nelson, com quem começa uma nova relação. O problema é que Nelson não aceita o namoro.
O grupo de teatro Alciónica existe desde 2002 e foi fundado na Escola Povo em Luta, no distrito da Samba. O elenco é formado por 15 membros e tem no seu repertório as peças “Cantar a liberdade”, “Triângulo do Pecado” e “Pai arrependido”.

capa do dia

Get Adobe Flash player




ARTIGOS

MULTIMÉDIA