Representantes angolanos para gala nos Estados Unidos

Roque Silva
2 de Julho, 2016

Os representantes  angolanos apurados para concorrer à fase final dos prémios African Music Magazine Awards (Afrimma) e African Entertaiment Awards (AEA),  cujas galas acontecem em Outubro, nos Estados Unidos, são anunciados hoje, em Luanda, disse, ontem ao Jornal de Angola, a representante angolana da organização.

Para o Afrimma, cuja gala de premiação de artistas acontece no dia 15 de Outubro, em Dallas, informou  Nilza Lima ao Jornal de Angola, os artistas nacionais concorrem em três das 14 categorias. Disse que, por força do regulamento, os músicos angolanos disputam apenas as categorias de Melhor Artista da África Central, Melhor Artista na Diáspora e Grupo de Dança.
A gala de entrega de troféus aos prémios African Entertaiment Awards (AEA) é realizada a 22 de Outubro, em Nova Jérsia, durante a qual os músicos angolanos podem concorrer em sete das  dez categorias em concurso. Melhor Artista de África Feminina e Masculino, Artista Feminina e Masculino da Lusofonia, Novo Talento, Revelação e Prémio da Comunidade (entregue a pessoas ou a organizações que desenvolvem trabalhos comunitários) são as categorias para as quais os angolanos estão inscritos.
A internacionalização da música angolana continua a ser o objectivo da participação dos artistas, disse Nilza Lima, para quem as condições estão criadas para que a música angolana seja ouvida  nos quatro cantos do mundo.
Yuri da Cunha venceu a categoria de Melhor Artista da África Central do Afrimma, enquanto o Dj Darcy arrebatou o troféu de Melhor Colaboração com o tema “Wawera”, do AEA, no ano passado.
O African Music Magazine Awards  e o African Entertaiment Awards premeiam artistas africanos que mais se destacaram nos últimos 12 meses nos seus países e na diáspora. A valorização e a expansão dos estilos  afro beat, assiko, bongo, decale, funana, genge, highlife, hiplife, kwaito, lingala, kizomba, kuduro, semba e soukous são os propósitos da criação dos concursos.

capa do dia

Get Adobe Flash player




ARTIGOS

MULTIMÉDIA