Resgate dos valores morais está transcrito em romance

Manuel Albano |
14 de Abril, 2017

Fotografia: DR |

“As Coisas Que Nunca Devias Ter Dito” é o titulo do livro  de Estêvão Ludi, a ser apresentado no próximo dia 21, às 18h00, na União dos Escritores Angolanos (UEA), em Luanda.

Sob a chancela da Viana Editora, o livro é publicado em alusão ao Dia Mundial do Livro e dos Direitos Autorais, que se comemora a 23 de Abril, instituído em 1995, pela organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO).
Sobre o livro, o autor disse ao Jornal de Angola que procura analisar em oito capítulos de 105 páginas: “Uma história de amor virada ao materialismo do mundo moderno onde o dinheiro aparece como o centro das atenções, remetendo os bons valores e sentimentos que caracterizam a originalidade e a essência do amor.”
Segundo o autor, o livro remete-nos para os problemas do quotidiano, principalmente das sociedades modernas, em que a necessidade, a moral  e o amor se sobrepõem às vicissitudes da vida. No livro, ressalta o autor,  procura retratar a perda dos valores que caracterizam particularmente o angolano e a questão aculturação.
Olhar para as tradição como forma de resgate dos hábitos e costumes, desmistificando a ideia de que a cultural ocidental é melhor ou superior a dos indígenas, disse, ter sido uma das preocupações que o motivou a escrever o livro.
A “invasão” de outras culturas e sentimentos contrários à realidade dos angolanos, destacou, foram igualmente  aspectos fundamentais e de grandes inspirações para escrever o  livro, que deve ser vendido   nos dias 22, na Praça da Independência, e 23, na Portaria da Casa da Juventude, no município de  Viana.
Para além de Luanda, o livro é comercializado nas províncias do Uíge, Benguela, Huambo e Malanje. O autor realçou a importância do livro como “uma fonte inesgotável de conhecimento, formação e informação”, permitindo o incentivo ao hábito de leitura e a compra de livros. Estêvão Ludi é docente Universitário, licenciado em Línguas e Literaturas em Línguas Africanas.

capa do dia

Get Adobe Flash player



ARTIGOS

MULTIMÉDIA