Robert de Niro distinguido


17 de Agosto, 2016

Fotografia: AFP

O actor Robert de Niro encontra-se em Saraievo, capital da Bósnia, para participar no 22.º  festival de cinema da cidade, que decorre até sábado, onde recebeu um prémio pelo conjunto da sua carreira.

O astro, que comemora hoje 73 anos, recebeu o “Coração de Sarajevo”  na presente de cerca de três mil espectadores, reunidos numa projecção ao ar livre de “Taxi Driver”, de Martin Scorsese, Palma de Ouro em Cannes em 1976, numa versão restaurada.
Nesta  edição, o Festival de Sarajevo apresenta mais de 200 filmes, com o objectivo de promover os jovens talentos do sudeste da Europa.
O festival foi criado como um “acto de resistência” durante o cerco a Saraievo (1992-95) e acabou por conquistar o seu espaço na região, além de atrair cada vez mais nomes importantes do cinema.
Robert Anthony De Niro Jr. nasceu em a 17 de Agosto de 1943, em Nova Iorque. É um premiado actor, realizador e produtor de cinema norte-americano. Os seus primeiros grandes papéis foram nos filmes “Bang the Drum Slowly” e “Mean Streets”, ambos de 1973. Em 1974, ele actuou no clássico “The Godfather: Part II” como o jovem Vito Corleone, papel pelo qual ganhou o Óscar de Melhor Actor Secundário.
De Niro é conhecido pela sua longa e aclamada colaboração com o realizador Martin Scorsese, que começou no ano de 1973, em “Mean Streets”. Desde então, protagonizou diversos filmes de Scorcese aclamados pela crítica. Ele ganhou o Óscar de Melhor Actor pelo filme “Raging Bull” e foi indicado ao Óscar por “Taxi Driver” (1976) e “Cape Fear” (1991). Além disso, foi indicado a diversos prémios por “The Deer Hunter”, de 1978, e “Awakenings”, de 1990. No mesmo ano, a actuação de De Niro em “Goodfellas” lhe rendeu uma indicação ao prémio BAFTA. Ele já recebeu quatro indicações para o  Globo de Ouro de melhor actor - comédia ou musical: “New York, New York”, em 1977, “Midnight Run”, de 1988, “Analyze This”, de 1999, e “Meet the Parents”, de 2000.
Ao longo da sua carreira, Robert de Niro recebeu diversos elogios e prémios, sendo a sua importância como artista e a sua dedicação a profissão reconhecidos mundialmente, como um dos melhores actores da história do cinema.

capa do dia

Get Adobe Flash player




ARTIGOS

MULTIMÉDIA