Cultura

Ruy Mingas canta no “Show do Mês”

O cantor e compositor Ruy Mingas, um dos nomes mais sonantes da música angolana, vai ser homenageado dia 27, em Luanda, pelo projecto musical “Show do mês”.

Cantor, à direita, actua no Centro de Belas, Futungo
Fotografia: DR

Denominado “Cantar Ruy Mingas”, o concerto leva ao palco vários nomes da música nacional que vão prestar homenagem a este “monstro”, interpretando temas da sua autoria. Clássicos como “Meninos do Huambo”, “Adeus à hora da partida”, “Morro da Maianga”, “Makesu”, “Colonial”, “Birin Birin”, entre outros, constam do alinhamento musical do tão esperado do concerto, que nesta edição acontece no Centro de Conferências de Belas, ao contrário do habitual espaço, Royal Plaza, em Talatona.
Kizua Gourgel, Sandra Cordeiro, Toty Samed, Zé Kafala, Daniel Nascimento, Edizila, Gari Sinedima, Dodó Miranda e o grupo Lirikus fazem parte do elenco seleccionado para interpretar Ruy Mingas. Ruy Mingas deu um amplo contributo para a massificação da cultura angolana, tendo musicado poemas de vários poetas nacionais, incluindo alguns do primeiro Presidente, António Agostinho Neto, e de António Jacinto, com destaque para “Adeus à hora da partida” e “Monangamba”, respectivamente.
Entre as várias funções, o cargo de embaixador de Angola em Portugal e Ministro da Juventude e Desportos.

Tempo

Multimédia