Cultura

Sacrifício de uma mãe apresentado em disco

Manuel Albano

O sofrimento de uma mãe para continuar a manter o seu lar edificado é o foco do primeiro disco da autoria de Mário Fernando Sumbo, intitulado “Problema na Família”, que deve chegar ao mercado no final do ano.

Sumbo trabalha arduamente para lançar o CD este ano
Fotografia: Jaimagens/fotógrafo

Em fase de acabamento do CD, o músico disse ontem ao Jornal de Angola, que já tem 16 temas gravados, mas apenas 12 devem fazer parte do disco, que tem a participação especial do músico Baló Januário no tema “O Sofrimento da Mãe”.
Os estilos predominantes, adiantou o músico, são a cabecinha, kuduro, sukussa e sungura. Todos os temas fazem uma abordagem aos principais problemas sociais que ocorrem no quotidiano.
Mário Fernando Sumbo assegurou que neste momen-to os temas promocionais “O Sofrimento da Mãe”, com a participação de Baló Januário, e “Problema na Família”, que dá título ao disco, já têm os seus respectivos videoclipes gravados.
Embora tenha tido já outras experiências artísticas com a participação em vários projectos musicais, Mário Fernando Sumbo garante que a ansiedade tem sido muito grande, porque está próximo de realizar um dos maiores sonhos: colocar um disco no mercado depois de vários anos de trabalho. Os temas tradicionais estão a ser produzidos na Ajarecord Produções.
Mário Fernando Sumbo é natural da província do Uíge, município de Sanza Pombo. De 39 anos, Sumbo começou a carreira em 1994, no grupo Juventude do Cuilo Pombo na Igreja Tocoísta, como viola ritmo e solo, tendo gravado com o grupo o disco intitulado “Akuassambo Alembami”, em 2012.
Em 2004, ingressa no grupo coral Nova Jerusalém. Em 2010, ingressa na banda Zeme, tendo gravado o CD intitulado “Querido Deus”. Em 2017, começou a trabalhar no disco a solo, que deve chegar no mercado ainda este ano.

Tempo

Multimédia