Cultura

Semana de arte dedicada ao Poeta Maior no Rangel

Roque Silva

A casa da Cultura Njinga A Mbande, localizada no Distrito Urbano do Rangel, em Luanda, promove a partir de hoje até o próximo dia 30 uma semana de arte e cultura denominada “Celebrando Neto”.

Patrícia Faria responsável do centro Njinga A Mbande
Fotografia: Kindala Manuel | Edições Novembro


A semana de arte e cultura, que visa homenagear a figura e obra do saudoso primeiro Presidente de Angola, António Agostinho Neto, alberga um conjunto de manifestações a partir das 17h00, desde feira do livro, concertos, exposições de fotografias e de artes plásticas, exibições de cinema e de teatro, momentos de poesia e palestras.
Patrícia Faria,  responsável pelo espaço, disse que as representações de todas as disciplinas artísticas retratam aspectos  da vida e feitos políticos, sociais e culturais de António Agostinho Neto.
“Celebrando Neto” abre hoje às 17h00 com uma exposição colectiva de artistas plásticos e fotografias de António Agostinho Neto, da autoria de 15 criadores membros da Brigada dos Jovens Artistas Plásticos (BJAP). A programação de hoje encerra com um concerto intimista de Kizua Gourgel e sua banda, com início marcado para as 18h00.
Uma palestra sobre a vida e obra de Neto e a exibição da peça de teatro “Um olhar profundo de Neto” são realizadas segunda-feira, às 17 e 18h00, respectivamente.
A quarta-feira é dedicada à palestra sobre “A poesia e obra de Neto no imaginário musical angolano” e ao concerto intimista de José Kafala.
A sétima arte tem o seu espaço nas actividades em homenagem ao primeiro Presidente da República, António Agostinho Neto, com a exibição do filme “Kilamba o Poeta Guerrilheiro”.
Sexta-feira, a partir das 16h00, decorre um concurso de poesia, canto e artes plásticas para crianças, precedido de uma animação dirigido por Sónia António.
A longa-metragem “Pelo silêncio das armas”, do realizador Nguxi dos Santos, é apresentada às 17h00.

Tempo

Multimédia