Cultura

Semba Muxima exibe ritmos tradicionais

O grupo Semba Muxima leva ritmos tradicionais ao palco do Palácio de Ferra, sede da III Trienal de Luanda, durante um espectáculo hoje, às 16h00, inserido no projecto de Música Tradicional, que visa promover o resgate da música de raiz, coordenado por Jorge Mulumba.

Grupo folclórico actua esta noite no palco do Palácio de Ferro
Fotografia: Dombele Bernardo | Edições Novembro

Francisco Franco (ngoma solo), Manuel Gomes (ngoma baixo), Noel Alferes (dikanza e puíta), Miguel Paulo (voz e hungo) e Julião Francisco (mukindu) pretendem dar continuidade as excelentes performances já realizadas no mesmo projecto.
O conjunto apresenta um reportório do composto por ritmos musicais e danças, garantidas pelas bailarinas, nos estilos como o semba, kangoia, n’jimba, mundango, varina, xinguilamento, rumba e bolero, muitos criados com base em pesquisas feitas em Malanje, Bengo, Huambo, Bié, Cuanza-Norte e Cuanza-Sul.
O Semba Muxima vai interpretar entre outros temas “Ua Jiza”, “kangoya”, “Tia” e “Imbonga Kietu”, na sua terceira actuação na III Trienal de Luanda, posteriormente as apresentações de 15 de Junho e 18 de Maio.

Tempo

Multimédia