Sherlock Holmes no cinema


8 de Outubro, 2014

Os cinéfilos e admiradores das aventuras de Sherlock Holmes podem ver, em breve, uma adaptação cinematográfica da personagem criada por Sir Arthur Conan Doyle, Sherlock Holmes.

O filme, baseado numa cópia de 1854 que foi recentemente encontrada nos arquivos da Cinemateca Francesa, vai ser apresentado ao público em Janeiro de 2015.
A produção, que antecede a estreia do terceiro filme da série, protagonizado por Robert Downey Jr., nos cinemas no próximo ano, é uma criação do estúdio norte-americano de cinema mudo Essanay e tem por título “Sherlock Holmes”.
Realizado em 1916, por Arthur Berthelet, o filme tem como protagonista William Gillette (1853-1937), actor, que também era empresário e dramaturgo, a quem se deve a adaptação para os palcos norte-americanos e a interpretação da personagem criada por Conan Doyle.
A figura de William Gillette a personificar este detective especial e hiper-observador, com o seu cachimbo curvo, o boné de caçador e a bengala, era conhecida a partir dos retratos da imprensa e dos programas de teatro do início do século. O que se considerava perdida era a versão da criação do mediático actor para o grande ecrã.
Em comunicado, a Cinemateca de Paris disse que encontrou o filme completo, num negativo em suporte de nitrato e na versão francesa. Além dos subtítulos em francês, o que indica tratar-se da versão destinada à exploração comercial naquele país europeu, a cópia inclui anotações de coloração, uma prática que era habitual na altura.
A Cinemateca Francesa adiantou que “esta última particularidade não deixa de ser surpreendente, já que os filmes da Essanay só raramente eram distribuídos comercialmente a cores no território norte-americano”.
A estreia do Sherlock Holmes de Berthelet/Gillette está já anunciada para Paris, no dia 28 de Janeiro, durante o festival Toute La Mémoire du Monde, e depois, em Maio, nos Estados Unidos, no Festival de Cinema Mudo de São Francisco, EUA.

capa do dia

Get Adobe Flash player




ARTIGOS

MULTIMÉDIA