Cultura

Situação do país é tema de debate em Lisboa

O primeiro Congresso Internacional de Angolanística acontece hoje, a partir das 9h30, em Lisboa, sobre o lema “Novos caminhos para Angola no Século XXI”, com o intuito de, durante dois dias, analisar, em múltiplas vertentes de reflexão, a situação do país.

Fotografia: DR

O congresso, organizado pela Rede de Investigação Científica sobre Angola - Angola Research Network (ARN), está dividido em quatro áreas, a primeira ligada à política, direito, história e relações internacionais; a segunda, à economia e empresas; a terceira relacionada com a cultura e arte; e a quarta com as ciências, tecnologia e investigação.
O objectivo do congresso, explicou a organização, é contribuir para um melhor conhecimento de Angola no exterior e fomentar o interesse científico e informativo sobre as novas realidades do país.
Entre os temas agendados para hoje os destaques são “Problemáticas da História de Angola”, “Cobertura jornalística de actos eleitorais nos PALOP: o lugar de Angola nos media portugueses” e “Direito, política e relações internacionais”.
No final do dia é realziado o lançamento oficial do livro “Racismo. O machado afiado em Angola”, de Domingos da Cruz, apresentado por Adolfo Maria.
Para amanhã, o congresso reserva debates em torno dos temas “Expressões literárias da angolanidade”, “Economias e estratégias” e “Construções, violências e memórias”.

Tempo

Multimédia