"Sniper Americano" é contra as guerras


28 de Março, 2015

Fotografia: Reuters |

O realizador norte-americano Clint Eastwood disse numa palestra aos alunos da Loyola Marymount University School of Film and Television, em Los Angeles, que o filme “Sniper Americano”, baseado na história real de Chris Kyle, o atirador de elite da guerra no Iraque, é anti-guerra, ao contrário do que a maioria das críticas apontaram.

O filme, que foi um sucesso de bilheteiras e conseguiu obter seis nomeações aos Óscares, tendo conquistado a estatueta dourada na categoria de montagem de som, reacendeu o debate sobre a guerra no Iraque e um pouco por todo o mundo, os críticos, e o próprio público, apontaram-no  como uma exaltação da guerra. Porém, para Clint Eastwood, apesar de ser um filme bélico “Sniper Americano” foi feito a pensar nos veteranos de guerra. “Mostra o que eles estão a passar”, apontou o realizador, de 84 anos.
Para o realizador, o filme, que foi o mais rentável de 2014, é sobre o impacto que a guerra tem na família mais do que sobre o conflito em si. “Mostra as tensões a que estão sujeitas as mulheres e as famílias dos veteranos. Isso faz com que a mensagem seja anti-guerra”, afirmou.
Clint Eastwood, que já fez filmes de guerra no passado, explicou aos alunos da Loyola Marymount University School of Film and Television que actualmente é preciso pensar para se perceber se faz sentido fazer um filme assim: “É uma daquelas coisas que tem de ser feita com imenso pensamento.”
O actor e realizador fez uma confissão: “Não fui um grande fã das guerras do Afeganistão e do Iraque por várias razões”. Os Estados Unidos deviam ter olhado ao que estava a acontecer no Afeganistão antes de entrarem em guerra.
“Os britânicos não foram bem-sucedidos lá, os russos estiveram lá dez anos e também nada conseguiram”, explicou.
Sobre o Iraque, Eastwood admite ser outra coisa: “Nunca soubemos como é que podia acabar, fôssemos a favor ou contra”.
O realizador admite que o filme glorifica o atirador Chris Kyle mas ao mesmo tempo mostra o arrependimento do atirador.

capa do dia

Get Adobe Flash player




ARTIGOS

MULTIMÉDIA