Cultura

Sociedade civil assume realização do Carnaval

Manuel Albano

A Associação Provincial do Carnaval de Luanda vai assumir, em breve, a responsabilidade da realização e produção da “festa do povo” na capital, reafirmou, quarta-feira, o director do Gabinete Provincial da Cultura, Turismo, Juventude e Desportos, Manuel Gonçalves, no encontro de reflexão sobre o Entrudo.

Grupos carnavalescos podem devolver a mística ao Entrudo
Fotografia: Francisco Bernardo | Edições Novembro

O Executivo, disse, vai actuar como órgão regulador e orientar na criação de modelos de gestão do Carnaval, assentes em conceitos que promovam a integração e a participação activa dos empresários, por forma a devolver a mística do Carnaval de rua.
Manuel Gonçalves garantiu existirem patrocinadores disponíveis para apoiar a iniciativa de promoção da maior manifestação cultural nacional nas ruas da capital. “Não queremos olhar para o valor a pagar como prémio, mas encontrar uma plataforma em que os grupos se possam organizar melhor e terem actividades rentáveis ao longo do ano.”
O ressurgimento da percussão e a entoação das canções ao vivo pelos grupos carnavalescos regressam, na edição 2021 do Carnaval de Luanda, para dar maior originalidade e preservar traços característicos da “manifestação popular”, disse Manuel Gonçalves. “Queremos resgatar alguns elementos essenciais identitários do Carnaval de Luanda.”
O porta-voz da comissão de melhoria do Carnaval de Luanda, Inácio Domingos, disse que a maior preocupação dos grupos são os subsídios alocados para a preparação do evento.
Os grupos, garantiu, já começaram a trabalhar e acreditam que na próxima edição do Carnaval haja “uma competição bastante concorrida tendo em conta as inovações e surpresas a apresentar nos desfiles.”
No encontro, foram discutidos, entre outros, os temas “Os aspectos estruturantes da organização, produção e realização do Carnaval”, “Regulamentos” e “Formas e fontes de financiamento”.

Eleições na Aprocal

Os associados estão preocupados com os constantes adiamentos na realização das próximas eleições dos novos membros de direcção da Associação Provincial do Carnaval de Luanda. Em resposta à preocupação, o secretário-geral da daquela associação assumiu o compromisso de realização de uma assembleia-geral de renovação de mandatos, em Novembro, em local e data a anunciar, no sentido de dar uma nova dinâmica aos programas da instituição.
António de Oliveira “Delon” garantiu que, se tiver o apoio dos membros da associação, pretende concorrer a mais um mandato.

Tempo

Multimédia