Stanley Jordan dá concerto em Luanda


9 de Novembro, 2015

O guitarrista e pianista americano Stanley Jordan realiza sábado a partir das 21h30, no Centro de Convenções de Talatona (CCTA), em Luanda, um concerto de jazz, no âmbito das celebrações alusivas ao 40.º aniversário da Independência Nacional.

Denominado “Concerto da Independência”, o mesmo é organizado pela comissão do Executivo encarregue das celebrações do 11 de Novembro, que convidou o crítico e divulgador Jerónimo Belo, para a produção do concerto.
O concerto de Stanley Jordan, que vai tocar em trio com o baixista italiano Luca Alemanno e o baterista de Nova Iorque Kenwood Dennard, é uma oportunidade imperdível para todos os amantes do jazz e da música em geral conviver com a arte de um dos mais virtuosos guitarristas da história do jazz.
 Jerómino Belo disse que, tendo em conta o contexto e a importância especial de que se reveste o conjunto de celebrações alusivas ao 40.º aniversário da Independência Nacional e também o objectivo de alargar o público do jazz, o concerto vai ser um acontecimento ímpar da história do jazz em Angola, razão pela qual vai haver restrições no que toca a fotografias e captação e gravação de som e imagem.
O guitarrista e pianista nasceu em Chicago em 1959. Cedo descobriu o genial guitarrista Jimi Hendrix. Nessa altura apaixona-se pelo Rock, Blues e pela guitarra. Ouve Freddie Hubbard, Herbie Hancock, Miles Davis, John Coltrane e também os guitarristas George Benson e Wes Montgomery.
Jerónimo Belo disse que “Stanley Jordan aborda a guitarra com uma técnica espantosa: tocando com as duas mãos no braço da guitarra. Por outras palavras: toca com os dez dedos nas cordas do instrumento. Esta técnica torna as suas gravações e exibições espantosas e surpreendentes”.
Sublinhou que “Stanley Jordan exibe um currículo discográfico de peso, iluminado por cumplicidades de luxo. Já gravou 15 discos como líder. O mais recente “Duets” foi gravado com outro guitarrista, Kevin Eubanks”.

capa do dia

Get Adobe Flash player




ARTIGOS

MULTIMÉDIA