Cultura

Sudica Semedo apresenta livro em Moçambique

Isaquiel Cori

Participaram nas apresentações dos livros mais de 300 estudantes e professores, tendo nas mesmas o docente e autor enfatizado a necessidade de ser superado o tabu existente a volta da Matemática, em particular, e das ciências exactas, no geral.

Fotografia: Miqueias Machangongo | Edições Novembro

Para o autor, em declarações ao Jornal de Angola, a apresentação do livro em Moçambique “marca um passo significativo na internacionalização da obra, dado que o conhecimento não tem fronteiras e é fundamental o investimento na educação e no ensino, visando que os países atinjam níveis de desenvolvimento elevados e obtenham retorno nos mais diversos sectores”.

Sudica Semedo enfatizou que, a longo prazo, “a chave para diversificação das economias é a aposta no ensino”.
Perguntado sobre a recepção que o seu livro teve naquele país do Índico, o docente disse: “os moçambicanos consideraram uma grande mais valia, por ser um livro técnico escrito em português cuja origem é um país irmão, e por ser relevante a aposta nas engenharias, para garantir a exploração dos recursos de gás natural recentemente descobertos”.
A apresentação do livro “Práticas de Análise Matemática - Volume I”, e o seu autor, suscitaram o interesse da comunação social moçambicana, como o refere Sudica Semedo. “Tivemos uma ampla cobertura dos órgãos de comunicação. Concedemos quatro entrevistas, para três televisões (TV Moçambique, STV e TV Miramar) para além da Rádio Moçambique”.
Além da apresentação do livro, Sudica Semedo teve encontros com professores de Matemática daquele país, nomeadamente, Vasco Cuambe, chefe do departamento de Matemática da Faculdade de Ciências Naturais e Matemática da Universidade Pedagógica, e Arnaldo Massangaie, director científico da Universidade Joaquim Chissano.
Outras universidades de Moçambique, além das acima mencionadas, endereçaram convites ao docente angolano, pelo que, muito provavelmente, em breve, este regressa àquele país. Mas não é tudo, no capítulo da internacionalização da sua obra. “Prevejo, ao longo dos próximos tempo, fazer apresentações em duas Universidades de Cabo Verde, nomeadamente a Universidade do Mindelo e a Universidade de Cabo Verde, na Ilha de São Vicente”.
Em Angola, o livro será brevemente lançado em três línguas nacionais (kimbundu, kikongo e umbundu), “preservando a nossa cultura, demonstrando que a Matemática é universal”.
Este ano o autor, que já realizou 38 apresentações em Luanda, Huíla e Benguela, e espera levar o livro a outras províncias, impôs-se o desafio de fazer a apresentação e oferecer um exemplar do livro a 100 instituições de ensino médio e universitário, segundo o próprio, “para realçar a necessidade de melhoria do desempenho dos estudantes a nível das ciências exactas”.
Sudica Semedo revelou ainda a este jornal que está a trabalhar no segundo volume do livro, que será inteiramente dedicado a trigonometria.
O primeiro volume de “Práticas de Análise Matemática”, que ostenta a chancela da editora Yossu, apresenta mais de 850 exercícios, 390 dos quais resolvidos e 468 propostos com as respectivas soluções. Os nove capítulos debruçam-se sobre polinómios, equações, inequações, limites de funções, continuidade de funções, derivada de funções, estudo de funções, cálculo integral e aplicação da matemática à economia.

Tempo

Multimédia