Tabus do matrimónio em espectáculo

Roque Silva
9 de Janeiro, 2015

Fotografia: Divulgação

A companhia de teatro Ima Iosso estreia hoje, às 20h00, na Liga Africana, em Luanda, o espectáculo “Sexo no Casamento”, um drama que explora os meandros das relações conjugais, assunto ainda evitado por muitos casais.

O espectáculo, disse Plácido Lopes, uma das personagens principais e director do colectivo de artes, é adaptado da peça homónima do dramaturgo brasileiro Fábio Marcelo e transporta ao palco alguns tabus vividos nas relações conjugais, com maior incidência aos relacionados com sexo.
No espectáculo, Marco António e Maria Luísa casam-se, mas esta nega ter relações sexuais na noite de núpcias, pois defende que deve perder a virgindade só 48 horas depois de contrair o matrimónio.
Marco António tenta convencer a mulher que era o momento ideal para perder a virgindade, mas não obtém sucesso. Por isso, decide ouvir programas de rádio para descontrair e num deles escuta que o mundo pode desaparecer a qualquer instante.
“Uma nave extraterrestre dirige-se à Terra para destruir o planeta”, diz o actor, acrescentando que após isso, Maria Luísa muda de opinião e decide entregar-se ao marido, mas este recusa-se a fazer a vontade da parceira.
Plácido Lopes referiu que o espectáculo procura focar um tema intemporal, com expressões comuns e suscitando algumas questões sobre o assunto para as pessoas reflectirem sobre o sexo como base fundamental de um casamento. É possível manter uma relação conjugal sem sexo? O que os homens fariam se descobrissem na lua-de-mel que a esposa não é virgem? A companhia de teatro Ima Iosso estreia em Maio o espectáculo “Confissão de uma Velha”.
A companhia de teatro Ima Iosso completa 19 anos no próximo dia 22 de Fevereiro e tem 12 espectáculos já escritos e apresentados, dentre as quais se destacam principalmente as peças “Catarina”, “Gravidez”, “Tem que haver perdão”, “É o fim”, “Quando o azar bate”, “Cada maluco com a sua pancada” e “Após a Minha Morte”.

capa do dia

Get Adobe Flash player




ARTIGOS

MULTIMÉDIA