Talento de jovens em concurso

Mário Cohen |
1 de Janeiro, 2016

Fotografia: Dombele Bernardo

A Brigada Jovem dos Artistas Plásticos (BJAP) realiza, em Abril do próximo ano, um concurso especial, para a divulgação dos trabalhos produzidos pelos jovens criadores, informou ontem, em Luanda, o seu coordenador.

O concurso tem o apoio da União Nacional dos Artistas Plásticos (UNAP), que além de ajudar na atribuição do prémio, pretende apoiar a divulgação das obras dos concorrentes no país e estrangeiro. O concurso, adiantou, saúda também o Mês da Juventude.
Adão Mussungo disse ao Jornal de Angola que uma das finalidades do concurso é despertar o gosto pelas artes nos jovens, através da realização de várias exposições colectivas, encontros e palestras.
Outro objectivo do concurso, explica, é incentivar a produção artística nacional, em especial a feita pelos jovens, assim como aproximar mais estes dos criadores com mais  experiências.
Para o coordenador, o facto da BJAP ter hoje muitos jovens inscritos é uma amostra do interesse destes pelas artes. “É preciso dar mais alento à este estímulo, de forma a criar já a próxima geração de artistas”, disse, acrescentando que a entrada de novos membros é parte dos projectos da instituição.
Adão Mussungo revelou que 2015 foi um ano muito produtivo para a BJAP, que foi convidada a participar em diversas mostras, com destaque para a VII Bienal de Jovens Criadores da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), na cidade de Maputo, Moçambique.
Na actividade, contou, participaram 40 jovens criadores oriundos de países membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). Os artistas participantes usaram o convite para mostrar ao mundo os seus trabalhos em novas tendências estéticas.
O responsável considerou ainda as Bienais de Jovens Criadores da CPLP um bom espaço de intercâmbio e diálogo, por promover a criatividade artística e a inovação na juventude.
Além do convite a bienal, o ano findo foi positivo por terem realizado a primeira exposição colectiva da BJAP na Galeria dos Desportos, na Cidadela Desportiva, em Luanda, e também a mostra colectiva de artes “Caderno na Escola”, com a colaboração do Instituto Médio Alda Lara.

capa do dia

Get Adobe Flash player




ARTIGOS

MULTIMÉDIA