Cultura

“Tchiweka” comercializa obras literárias de Lúcio Lara

A terceira edição revista e aumentada após a primeira edição publicada em 1997 e esgotada do livro “Um Amplo Movimento... Itinerário do MPLA através de documentos e anotações de Lúcio Lara, até Fevereiro de 1961”, de Lúcio Lara, e a obra “Arte e Combate.

Cartazes e Postais do acervo da ATD de 1955 a 1976” estão à venda na Associação Tchiweka de Documentação (ATD), sita na Rua Comandante Stona, nº. 124, em Luanda.
Publicado em 1997 por Ruth e Lúcio Lara, no primeiro volume de “Um Amplo Movimento... Itinerário do MPLA através de documentos e anotações de Lúcio Lara - até Fevereiro de 1961)”, Lúcio Lara fez um enquadramento da época com alguns comentários. A ideia dos dois era continuarem a publicar progressivamente os documentos em vários volumes, abarcando assim toda a época da luta de libertação nacional. Assim iniciaram a classificação e selecção dos documentos que seriam publicados num 2.º volume, abarcando os anos de 1961 a 1965.
Infelizmente, Ruth faleceu demasiado cedo e o trabalho ficou suspenso... A saúde de Lúcio Lara foi-se degradando e a sua memória - instrumento imprescindível para este trabalho - já não permitiu que o trabalho continuasse. Cada vez mais pressionados por leitores do 1º Volume, os filhos sentiram a responsabilidade de continuar essa tarefa. Foi assim que, apesar de nunca se ter interessado por História, a filha decidiu deixar o emprego por uns anos e envolveu-se no projecto de continuar o trabalho dos pais para a publicação de um 2º volume. Desse trabalho resultaram dois volumes (e não um) devido à quantidade de documentos, e pela mesma razão, em vez de abarcar cinco anos, apenas abarca quatro (1961-1964). É um tempo curto mas muito rico em acontecimentos relevantes para a história da luta de libertação de Angola. O enquadramento histórico da época foi feito pela historiadora Maria da Conceição Neto que também ajudou na escolha dos documentos publicados.
Para além das obras referenciados estão também à venda os livros “Um amplo movimento... Itinerário do MPLA através de documentos de Lúcio Lara (Volumes 2 e 3)”, no valor de dois mil kwanzas cada, “Lúcio Lara, Tchiweka - 80 anos. Imagens de um percurso” a quatro mil kwanzas e  “1961. Memória de um ano decisivo” ao preço de dois mil kwanzas, bem como o DVD “Independência” - no valor de mil e dois mil kwanzas.
A Tchiweka  é uma associação sem fins lucrativos que tem como principal objectivo a promoção e divulgação de actividades que contribuam para preservar a memória e aprofundar o conhecimento sobre a luta de libertação e soberania nacional dos povos africanos, da ex CONCP e mais particularmente de Angola.

Tempo

Multimédia