Abertas inscrições para os candidatos

Roque Silva |
16 de Janeiro, 2016

Fotografia: Jaimagens

As inscrições dos grupos emergentes no VI Festival de Teatro da Paz (FESTEAPAZ), a decorrer de 1 a 10 de Abril na Liga Africana, em Luanda, encerram no próximo dia 30, na sede da produtora Actos e Cenas, no Distrito Urbano da Samba.

A edição deste ano reserva cinco vagas para novos grupos de teatro, entre 19 participantes.As inscrições são aceites mediante o pagamento de dez mil kwanzas e a apresentação da peça concorrente. A selecção é feita na última semana de Fevereiro, depois da avaliação das peças por um júri integrado por vários encenadores.

Dificuldades

Os cinco grupos do interior do país convidados pela organização do FESTEAPAZ têm a sua participação condicionada devido à falta de condições financeiras para suportar as despesas em Luanda.
O director do festival, Osvaldo Moreira, que preferiu manter em sigilo o nome dos grupos e as respectivas províncias, afirmou que estes querem que a organização assuma as despesas de alojamento, alimentação e transporte local.
Osvaldo Moreira confirmou a participação de nove grupos consagrados de Luanda. O FESTEAPAZ é um concurso anual que distingue o grupo e actores que mais se destacam. Na edição passada, o júri atribuiu o Prémio da Paz ao grupo Oásis e Hilário Belson, do Dadaísmo, e Conceição Diamante, do Julu, foram distinguidos como melhores actores.

capa do dia

Get Adobe Flash player




ARTIGOS

MULTIMÉDIA