Actores nacionais com grande nível

António Bequengue |
1 de Abril, 2016

Fotografia: Paulino Damião

O aumento do intercâmbio entre os grupos de teatro angolanos e estrangeiros, através de festivais internacionais, conta com o apoio do Ministério da Cultura que está a desenvolver iniciativas nesse sentido, revelou o director nacional da Acção Cultural.

Vieira Lopes disse ao Jornal de Angola que o Ministério da Cultura incentiva o desenvolvimento das artes cénicas, por meio de festivais onde os actores possam mostrar o seu talento.
O Ministério da Cultura, adiantou, no intuito de favorecer um maior desenvolvimento e intercâmbio inter-provincial entre os grupos, pretende organizar anualmente festivais de teatro. “Para estes festivais, queremos convidar especialistas para darem contributo à formação dos actores, através de seminários e cursos.”
“O Ministério, no seu programa de acção, tem programado cursos de teatro e seminários em todas as províncias e apoia a criação de condições para a apresentação das obras dos vários grupos”, frisou. O órgão de tutela aconselha os grupos a encenarem peças educativas, com o intuito de cultivar os bons costumes. Segundo Vieira Lopes, as companhias de teatro precisam também de diversificar os géneros dramáticos.
O estado actual do teatro, disse, é promissor, pois os grupos têm vindo a exibir espectáculos com mais qualidade, o que demonstra um maior desenvolvimento das artes cénicas.
“Ao longo dos anos temos visto também o surgimento de novos grupos, um sinal positivo na passagem de testemunho e na melhoria da organização interna destes”, assinalou Vieira Lopes.

capa do dia

Get Adobe Flash player




ARTIGOS

MULTIMÉDIA