Adaptação de "Manana" no palco da Liga Africana


22 de Agosto, 2014

Fotografia: Cedida pelo grupo |

O grupo de teatro Protevida apresenta amanhã e domingo, às 20h00, na Liga Africana, em Luanda, a peça “Manana”, uma adaptação do romance do escritor Uanhenga Xitu, como uma homenagem ao seu contributo para a literatura nacional.

O espectáculo conta, numa hora, a história de um homem apaixonado pela literatura e ao mesmo tempo admirador das obras do autor de “O Mestre Tamoda”, “O Ministro” e “Vozes na Sanzala (Kahitu)”.
A personagem principal da peça encenada por Osvaldo Moreira decide prestar tributo a Uanhenga Xitu, através de uma versão da história contada pelo autor em “Manana”, editada em 1947.
Ao longo da peça, outros sete personagens decidem fugir um pouco da história original do livro e solicitam ao narrador que os apresente ao autor. “É uma forma diferente de fazer teatro. Queremos dar uma outra dinâmica aos espectáculos”, disse.
A peça volta a ser exibida no dia 29, no Centro Cultural de Catete, por ocasião do 90º aniversário de Uanhenha Xitu.
Quanto à estreia, no passado dia 8, na Liga Africana, o encenador disse que alguns membros da família do escritor assistiram ao espectáculo e o felicitaram pela forma como foi montado.  

capa do dia

Get Adobe Flash player




ARTIGOS

MULTIMÉDIA