Apresentada candidatura


11 de Dezembro, 2014

Fotografia: Divulgação

Uma lista constituída por 16 artistas, presidida pelo encenador Adelino Caracol, do grupo Horizonte Njinga Mbande, foi apresentada em Luanda, como candidata a presidência da Associação Angolana de Teatro (AAT) nas eleições de sábado.

A lista tem como vice-presidente Orlando Domingos, Emmanuel Nkruma Paim, secretário-geral e José Mena Abrantes,  presidente da Assembleia-Geral.
A lista candidata propõe-se, entre outros objectivos, a lutar pela institucionalização do Dia Nacional do Teatro, construir uma sala adequado para espectáculo de teatro, promover a edição de peças de teatro, um simpósio nacional e festivais e provinciais, bem como a empenhar-se na criação de um prémio nacional de teatro e na abertura do Centro Social do São Paulo, em Luanda.

Elogiado o conteúdo das peças
 
José Mena Abrantes disse à Angop  que merecem ser elogiados os conteúdos das obras de teatro apresentadas  nas salas da capital “por contribuírem para a preservação dos valores culturais e sociais do povo angolano”.
O dramaturgo e encenador afirmou que os temas abordados nas peças têm despertado na sociedade a importância de se denunciar o que está mal e contribuído para as pessoas verem de maneira diferente os problemas sociais do país e no desenvolvimento intelectual.
Quanto a infra-estruturas referiu que há espaços que são aproveitados, mas não apropriados para fazer teatro”.
Sérgio de Oliveira, actor do grupo Enigma Teatro, disse ser importante haver maior interacção entre os grupos de teatro, quer nacionais, por proporcionar a troca de experiência e obras de melhor qualidade.
O actor afirmou que a nível da capital do país existe uma certa interacção entre os grupos, mas que ainda não é satisfatória para o que se pretende. Sérgio de Oliveira disse que, apesar de haver acções de formação esporádicas, como seminários e cursos realizados pelo Ministério da Cultura e alguns grupos, existe “um défice considerável” a este nível.

capa do dia

Get Adobe Flash player




ARTIGOS

MULTIMÉDIA