Dadaísmo exibe “Mistério do Casamento”

Roque Silva |
12 de Agosto, 2014

Fotografia: Paulino Damião

A Companhia de Teatro Dadaísmo exibe sábado e domingo, às 20h00, na Liga Africana, em Luanda, o drama “Mistério do Casamento”, de Aurio Quicunga, cuja trama gira em torno da infertilidade nos casais jovens.

O espectáculo, que tem uma hora de duração e a participação de dez actores, pretende mostrar as eventuais soluções para este problema. O drama conta a história do casal Hugo e Dina, que enfrentam muitas dificuldades para ultrapassar alguns problemas conjugais.
“Estes casos são comuns na sociedade angolana, por isso o grupo decidiu encenar o problema num espectáculo”, explicou o encenador, Aurio Quicunga.
A peça analisa também o actual relacionamento entre os jovens casais, para os quais a procura de melhores condições sociais acaba por ser um entrave à relação. “Em, geral, um dos maiores problemas dos jovens casais é a falta de comunicação e aproximação. Geralmente, as mulheres reclamam de falta de atenção do marido, enquanto este procura trabalhar muito para garantir todas as condições em casa. No final, algumas mulheres acabam por questionar se valeu a pena casar”, justificou. O encenador referiu que quando este género de conflito surge, o que acontece quase sempre é os casais cometerem diversos erros, inclusive o de se envolver com outras pessoas.
O texto, adiantou Aurio Quicunga, aborda ainda os vários problemas subsequentes ao divórcio, como a insatisfação e a insegurança. A peça, disse, pretende fazer parte de um novo género de teatro contemporâneo, em que o grupo pretende apostar, no qual o texto pode ser remontado a qualquer momento, por influência do público. “Os dez actores envolvidos no espectáculo interagem muito com assistência. Trata-se de um espectáculo único e uma nova experiência, por pôr dois actores a fazerem uma personagem”, justificou.
A peça já foi exibida em Portugal e no Brasil, onde o grupo participou, no ano passado, como o Festival de Teatro da Língua Portuguesa (FESTLIP).

capa do dia

Get Adobe Flash player




ARTIGOS

MULTIMÉDIA