Destacado crescimento do teatro


20 de Janeiro, 2016

O director artístico do grupo de teatro “Omala Veto Veya”, da província do Bié, Dino Quibato, destacou segunda-feira, na cidade do Luena, o crescimento do teatro no país, a nível da qualidade das peças e do número de colectividades existente.

Em declarações à Angop, após orientar uma palestra sobre o VIH/Sida, num encontro com efectivos da Polícia Nacional, o director reconheceu existirem melhorias nos assuntos abordados nas peças de teatro, assim como se regista um aumento de mais grupos a nível do país. Os grupos, frisou Dino Quibato, têm exibido peças, principalmente com conteúdos sociais, que levam a população a reflectir e a aprender factos novos.
Outro dos aspectos que mostram o crescimento do teatro no país, acrescentou Dino Quibato, são as assinaturas de protocolo de cooperação entre os grupos locais, assim como entre colectividades nacionais com congéneres estrangeiras.
Dino Quibato elogiou o apoio do Executivo, através do Ministério da Cultura, e de empresário locais que têm contribuído para a dinamização e fomento dessa arte, com a construção de salas de cinemas, centros recreativos e casas de cultura, onde os grupos têm se exibido.
“Essas acções contribuem igualmente para o surgimento de mais grupos teatrais, infantis e de adultos, em Angola”, ressaltou Dino Quibato.
O grupo “Omala Veto Veya” está a trabalhar no Moxico onde, até ao dia 16 de Fevereiro, sensibiliza a população sobre o perigo do VIH/Sida.

capa do dia

Get Adobe Flash player




ARTIGOS

MULTIMÉDIA