Estado do teatro é tema de encontro

Roque Silva |
14 de Março, 2015

Fotografia: Eduardo Pedro

Directores, encenadores, actores de grupos da capital, estudantes, amigos  do teatro participam hoje, às 9h00, no auditório da Escola Ngola Kiluanje, em Luanda, num encontro em que se propõem debater o actual estado das artes dramáticas.

Gerson Vangue, actor e mentor da iniciativa, disse que o colóquio subordinado ao tema “Ser Artista” é aberto a todos os interessados e tem como objectivo analisar o futuro do teatro em Angola, com base no que é feito actualmente.
A escassez de espaços para a realização de espectáculos de artes cénicas, as condições técnicas das salas existentes e o seu estado, a relação entre os grupos conceituados e os mais novos, a inexistência do teatro no plano curricular do Ensino Geral são alguns aspectos a serem discutidos, de acordo com o mentor da iniciativa.
Gerson Vangue disse que grupos dos municípios de Cacuaco e Viana, e dos bairros Rocha Pinto e Gamek queixam-se do afastamento por parte das companhias mais antigas, por “nunca serem informados sobre as formações”. Por isso, no encontro “vamos reflectir que futuro queremos para o teatro no país”, disse o actor, tendo afirmado que “o teatro é das artes mais completas e eficazes no processo instrutivo do homem”.
O debate vai permitir recolher opiniões e contribuições construtivas dos participantes para serem levadas à direcção da Associação Angolana de Teatro, para ajudar os problemas das artes do palco.
“O debate começou nas redes sociais e tive a ideia de convidar a família do teatro para reflectirmos sobre esta classe”.
O programa de hoje inclui espectáculos de teatro, recitais de poesia e trova. Elias Dunga, encenador do grupo “Diassonama”, vai dar subsídios sobre o seu livro “Ser artista em Angola”, cujo lançamento está agendado para 27 deste mês, Dia Mundial do Teatro.
O Dia Mundial do Teatro foi criado em 1961 pelo Instituto Internacional do Teatro (ITI), data da inauguração do Teatro das Nações, em Paris. O marco principal do surgimento do teatro foi a reunião de um grupo de pessoas numa pedreira, que se reuniram nas proximidades de uma fogueira para se aquecer do frio.

capa do dia

Get Adobe Flash player




ARTIGOS

MULTIMÉDIA