Festa do teatro com grupos provinciais

Manuel Albano |
14 de Agosto, 2016

Fotografia: Santos Pedro

Grupos de teatro de todo o país podem candidatar-se até 10 de Setembro, para participarem na primeira fase da segunda edição do Prémio de Teatro Angola Independente, a realizar-se de 1 a 06 de Novembro na Liga Africana, em Luanda.

Em declarações, ontem, ao Jornal de Angola, o director do projecto Artes e Cenas, o realizador do concurso Osvaldo Moreira “Leu”, explicou que já estão inscritos 16 grupos de Luanda, Benguela, Uíge, Malanje e Bengo.
Inicialmente dirigido apenas a grupos de teatro da capital do país, disse o responsável, a organização teve que permitir também, a inscrição dos grupos das províncias em função das várias solicitações recebidas. Os grupos, à semelhança da primeira edição, devem exibir peças com a duração de 15 minutos, que retratam factos históricos, vida e obra de figuras históricas angolanas, hábitos, costumes e modo de vida dos povos que representam a cultura nacional.
Por dia, referiu, devem ser exibidas quatros peças entre às 19h00 e às 21h00. Os ingressos custam 500 kwanzas. “Tivemos, no ano passado, sempre sala cheia, o que nos motiva a continuar a apostar na projecto que tem como proposta a apresentação de peças de teatro com temas específicos.” Podem participar todos os grupos ou companhias de teatro no país com peças inéditas. O grupo Enigma Teatro venceu a primeira edição do Prémio de Teatro Angola Independente, com a peça “Há mar... há terra”, tendo recebido 200 mil kwanzas como prémio. O segundo lugar ficou com o grupo Amazonas com a peça “Lição 61 a 75”, como prémio, recebeu 150 mil kwanzas. Em terceiro lugar, ficou o grupo Diassonama, que apresentou a peça “Mandume”, tendo recebido cem mil kwanzas. Os melhores actor, actriz e texto receberam 50 mil kwanzas cada.
Um júri, presidido por Agnela Barros e pelo director municipal da Cultura e Turismo da comissão administrativa desta cidade, Manuel Gonçalves, avaliou o trabalho dos actores e os textos dos vários grupos de teatro, que, ao longo de uma semana, apresentaram peças na Liga Africana. O projecto tem o apoio dos ministérios da Cultura e da Administração do Território.
O “Prémio de Teatro Angola Independente” contempla as categorias de melhor: actriz, actor e texto de teatro e o próprio Prémio de Teatro Angola Independente.

capa do dia

Get Adobe Flash player




ARTIGOS

MULTIMÉDIA