Festa do Teatro hoje no Sumbe

Roque Silva|
3 de Outubro, 2014

Fotografia: DR

A quinta edição do Festival de Teatro do Sumbe (FESTEASUMBE) arranca hoje, às 18h00, no Cine Sporting, na capital do Cuanza Sul, com o espectáculo da companhia Tunga Layé “A desgraça de um homem bígamo”.

O drama gira em torno da vida de um jovem adúltero e de duas mulheres. O espectáculo, um dos destaques do Festival de Teatro Efetikilo, no Huambo, realizado em Fevereiro, é, de acordo com o autor e encenador, uma compilação de diversos factos relacionados com a bigamia ocorridos no Cuanza Sul.
Noé Aarão disse que o espectáculo foi criado para informar a juventude do Cuanza Sul sobre as consequências da bigamia, uma prática crescente naquela província e que, geralmente, tem tido um fim desastroso.
“Actualmente a província regista um caso crescente de casos do género, que chegam mesmo ao ponto de terminarem em ameaças de morte. A maioria dos envolvidos são jovens, portanto é uma questão preocupante, visto que é um risco até mesmo para a geração seguinte”, disse.
Criada há dez anos, a companhia Tunga Laye tem produzido espectáculos sobre aspectos do quotidiano da província. Entre os seus trabalhos, destacam-se “O alembamento”, Prémio Provincial de Teatro em 2013, e “Mukoy”, adaptação de um julgamento tradicional de adultério.
O programa de hoje do festival inclui ainda a apresentação do espectáculo “O dono da raiz”, do grupo Filhos da Arte, do Cuanza Sul, e “Tchissola”, do Bismas, de Benguela.

A festa

Enquadrado nas festividades da cidade, o Festival de Teatro do Sumbe termina no domingo e reserva três espectáculos por dia, todos no palco do Cine Sporting, no Sumbe, de 11 grupos de sete províncias do país.
Amanhã e domingo actuam os colectivos Puniv Teatro, Lágrimas Negras e Chipalavela (Cuanza Sul), Enigma e Kulonga (Luanda), Sementes da Arte (Bengo), Efetikilo (Huambo), Luzes ao Palco (Huíla) e Mwene Mukuva (Cuando Cubango).
A ideia do festival é fomentar o intercâmbio e a troca de experiência entre os actores dos vários colectivos convidados.

capa do dia

Get Adobe Flash player




ARTIGOS

MULTIMÉDIA