''Festi Sambila'' começa sábado

Roque Silva |
2 de Dezembro, 2015

Fotografia: Jesus Silva

A primeira edição do Festival  Nacional de Teatro do Sambizanga realiza-se de 5 a 13 deste mês, no anfiteatro da Associação dos Naturais, Descendentes e Amigos do distrito urbano (Akwa-Sambila), em Luanda.

O festival, denominado “Festeatro Sambila”, uma iniciativa do colectivo Nsamoni, promove a exibição de espectáculos de companhias de Luanda e das províncias de Malanje, Cuando Cubango, Uíge, Huambo e Cuanzas Sul e Norte, e a troca de experiências em seminários e palestras.
As peças a apresentar formam seleccionadas tendo em conta a sua criatividade, a história, a qualidade e a técnica, disse o director do festival.
António Barrabás referiu que o Festeatro Sambila tem por objectivo criar um ambiente cultural que favoreça os grupos menos experientes, com a partilha de conhecimentos  dos consagrados.
A organização vai promover um encontro entre os encenadores dos grupos participantes. A programação do festival reserva ainda a realização de oficinas de teatro sobre “Expressão Corporal”, ministrado por Alberto Sanzala, director, encenador, actor e bailarino da companhia Justiça e Arte. A palestra subordinada ao tema “Dramaturgia” é apresentada por Toni Frampénio, director e encenador do grupo Enigma Teatro.
Participam no festival as companhias Kulonga, Tuabixila, Odeth Tavares, Amor a Arte, E.K, Roseira, Desejados da Kianda, Wiza, Viver do Futuro, Nai, Amazonas, A.G, Formigas do futuro, Twana Tua Ngola, Esperança Arte da capital do país, Akwa Malanje, de Malanje, Njila ya Zola (Cuanza Sul), Protesa e Kufikissa (Cuanza Norte), Mwene mu Kuva (Cuando Cubango), Euau (Uige) e Renascer (Huambo).

capa do dia

Get Adobe Flash player




ARTIGOS

MULTIMÉDIA