Festival de teatro a favor da Liga Africana

Manuel Albano |
24 de Fevereiro, 2015

Fotografia: Eduardo Pedro

A primeira edição do Festival de Teatro da LAASP realiza-se no próximo ano, de 1 a 10 de Fevereiro, anunciou ontem em Luanda o presidente da associação, num encontro realizado com membros de direcção dos grupos da capital.

No encontro, cada um dos membros dos grupos apresentou propostas de melhoria da sala de espectáculo e estrutura do edifício. O presidente da Liga Africana, Elias Disengomoka, disse ao Jornal de Angola que o festival, realizado em alusão a mais um aniversário da instituição, serve para ajudar a promover e divulgar as actividades realizadas pelos grupos de teatro de Luanda.
O projecto é apresentado ao Ministério da Cultura, de maneira a trabalharem juntos na realização do festival. “O objectivo é criar um projecto capaz de dar maior visibilidade às actividades da associação.”
Disengomoka adiantou que vão continuar a apoiar os grupos e a ajudá-los, não só com a cedência do espaço, como também em projectos ligados à recuperação dos valores culturais e cívicos. “Falta-nos dinheiro, os apoios que recebemos ainda são insuficientes, mas mesmo assim temos feito um esforço para dar uma nova imagem à casa”, disse, acrescentado que é preciso uma maior organização e empenho dos grupos de teatro na manutenção do espaço, que recentemente recebeu obras de melhoria.
O chefe de Departamento de Arte e Casas de Cultura da Direcção da Acção Cultural, Diogo Colombo, solicitou aos grupos uma maior colaboração, de maneira a criar um ambiente de união. Os grupos devem legalizar-se. “Queremos também criar uma nova medida de forma que os colectivos de teatro ilegais não possam exibir peças na Liga Africana”, alertou. Durante o encontro, os grupos sugeriram à associação a melhoria das condições da sala, a limpeza permanente do interior e exterior da instituição, a redução do preço do aluguer da sala e encontros regulares.
A Liga Africana é uma associação de utilidade pública, parceira do Executivo nos projectos de carácter social e nas acções que valorizam o nacionalismo e o resgate de valores morais, cívicos, culturais e sociais.

capa do dia

Get Adobe Flash player




ARTIGOS

MULTIMÉDIA