Cultura

Franceses querem maior aproveitamento das artes

Manuel Albano |

A originalidade e a oralidade, muito presente do teatro angolano devem ser melhor aproveitado no processo educativo das crianças, sugeriu, ontem em Luanda, a presidente da Academia Internacional de Teatro Infantil (AITI), Elisabeth Toulet.

Formadores participaram no seminário sobre “A pedagogia da expressão teatral”
Fotografia: Contreiras Pipa | Edições Novembro

Em declarações ao Jornal de Angola, Elisabeth Toulet disse ter ficado impressionada pelo trabalho que tem sido desenvolvido no país para dinamizar as artes, principalmente, o teatro infantil.
A espontaneidade e naturalidade dos actores angolanos, garante a presidente da AITI, deve ser fortalecida com acções formativas, de maneira a ajudar a superar algumas debilidades técnicas e da comunicação expressiva para dar maior qualidade das obras apresentadas.
A também actriz francesa, que já regressou ao seu país, explicou ter sido convidada a participar em Angola no seminário sobre “A Pedagogia da expressão teatral”, realizada segunda e terça-feira, no Magistério Primário, em Luanda, numa iniciativa do Centro de Animação Artística do Cazenga (ANIM’ART).
A importância de uma maior aproximação de ambas as culturas, disse Elisabeth Toulet, pode ser bastante produtiva na promoção de um espaço para o diálogo aberto e orientador sobre questões ligadas a pedagogia da expressão teatral propiciando mecanismos de intervenção e actuação directa nas escolas.
Para a formadora francesa Christine Saillet as oficinas, que vão ser ministrada de 19 a 20 do corrente mês, no ANIM’ART, vai permitir melhorar a qualidade dos actores angolanos, mais voltados para as actividades lúdicas infantis, procurando recorrer mais às técnicas corporais em detrimentos das técnicas da oralidade.
O formador luso-francês Francis Marques disse que o seminário “A Pedagogia da expressão teatral” tem um pendor informativo subdividido em oficinas de expressão teatral para professores, encenadores e actores no período da manhã.

Criação do Núcleo

A criação do Núcleo de Expansão do Teatro Escolar (NETE) foi a proposta apresentada durante a realização do seminário, tendo em vista a multiplicação da acção, disse, o director do Centro de Animação Artística do Cazenga (ANIM’ART), Orlando Domingos.
Em declarações ontem ao Jornal de Angola, disse que a ideia é promover um espaço para o diálogo aberto e orientador sobre questões ligadas a pedagogia da expressão teatral propiciando mecanismos de intervenção e actuação directa nas escolas.
Desta forma, explicou Orlando Domingos, o ANIM’ART, como um espaço de promoção e desenvolvimento de acções para a elevação do nível cultural da ju­ventude, estaria a cumprir com um dos pressupostos do projecto através da participação nas actividades da vida social e comunitária.
Nessa primeira fase, recordou, que a realização do seminário, contou mais de 120 participantes. O projecto desenvolve em parceria com as suas congéneres francesas, Fra Angelico e Tournefou, no âmbito da cooperação artística e cultural com o ANIM’ART, enquanto membro da Associação Internacional de Teatro para a Infância e a Juventude (ASSITEJ), que é lançar as premissas para a implantação do Teatro Escolar.
Abraçaram igualmente o projecto, os especialistas franceses ligados a referida Academia Internacional de Teatro Infantil, Ministério da Educação, Embaixada de França, a Empresa Total e Alliance Française. Essa parceria existe desde 2007.
O Centro de Animação Artística do Cazenga, criado em 1998, é um espaço de intervenção cultural do município, com cerca de dois milhões de habitantes, que congrega jovens artistas e criadores nos diferentes domínios da arte. O espaço acolhe o FESTECA, Festival Internacional de Teatro do Cazenga, organizado pela Associação Globo Dikulu- Acção para o Desenvolvimento Juvenil.

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