Globo Dikulu e Girassol assinam acordo

Francisco Pedro |
26 de Julho, 2014

Fotografia: Domingos Cadência

Orlando Domingos, do Globo Dikulu, e Joaquim Matavel, da Associação Girassol, assinaram  em Luanda, um acordo de parceria e intercâmbio no domínio do teatro entre Angola e Moçambique.

O acordo vai vigorar durante quatro anos e visa geminar o Festival Internacional de Teatro do Cazenga, em Angola, e o Festival Internacional de Teatro de Inverno, em Moçambique, para permitir a participação de grupos e companhias de teatro de ambos os países nos referidos festivais.
Dinamizar o desenvolvimento de acções de formação conjuntas, técnica e artística sobre práticas teatrais, produzir espectáculos envolvendo actores dos dois países, sob responsabilidade dos dois outorgantes, realizar estudos conjuntos para promover acções de intercâmbio, o registo, produção e publicação de material gráfico e videográfico, também constam entre os objectivos do acordo assinado.
As duas associações comprometeram-se a trabalhar em conjunto para a construção de uma plataforma de desenvolvimento das artes cénicas e performativas, que seja abrangente a todos os países de expressão portuguesa, para aproximar instituições públicas e privadas, através do estabelecimento da iniciativa “A Ponte”, e outras que vierem a ser acordadas entre os intervenientes.
O director da Associação Girassol, Joaquim Matavel, disse que o intercâmbio, embora tenha sido assinado com a Globo Dikulu, é apenas o começo de uma parceria com perspectivas de se alargar a diferentes grupos angolanos.
Recordou que a parceria entre Angola e Moçambique tem dois anos e com os resultados alcançados “resolvemos formalizá-la”, realçou Joaquim Matavel, considerando que a participação dos grupos nos festivais não está limitada à exibição de peças, mas “desejamos conhecer melhor a realidade angolana e ajudar a que os angolanos descubram melhor Moçambique”.
Por sua vez, Orlando Domingos defendeu a necessidade de alargar a parceria com os países vizinhos de expressão inglesa e francesa, promovendo o teatro, no qual as expressões corporais (mímica, dança e música) sejam as linguagens mais exploradas, além do texto, para atingir diferentes públicos para lá dos países que falam português.

capa do dia

Get Adobe Flash player




ARTIGOS

MULTIMÉDIA