Histórias da literatura no teatro

Roque Silva |
8 de Janeiro, 2016

Fotografia: Domingos Cadência

As histórias da literatura angolana são apresentadas, de 17 a 27 de Março, em Luanda, na primeira edição de um concurso de teatro, criado pela produtora Cena Livre, com a parceria da União dos Escritores Angolanos.

O projecto, denominado “Temporada Nacional de Monólogos Vitória Soares”, em homenagem a directora e ex-actriz do grupo Oásis, Vitória Soares “Totonha”, tem as inscrições abertas hoje, às 8h00, até 25 de Fevereiro, na Liga Africana.
A temporada foi criada para incentivar as companhias de teatro a produzirem mais espectáculos baseados nas histórias da literatura angolana. A iniciativa tem por objectivo incentivar o hábito de leitura, através do teatro, e promover debates sobre a literatura entre os directores artísticos, encenadores e actores.
A ideia, disse um dos produtores do projecto, é reforçar o “casamento” entre as artes cénicas e a literatura. Deazevedo Bochecha informou que ainda há uma certa resistência de alguns escritores em autorizar versões das suas obras e defendeu uma mudança de pensamento urgente, de forma a que os grupos de teatro trabalhem mais as histórias assentes no quotidiano nacional, ao invés dos contos de autores estrangeiros.
Para o produtor, o quadro actual deve mudar urgentemente porque os grupos sentem-se obrigados a se refugiarem nos títulos estrangeiros quando em Angola tem muitas obras de qualidade. O projecto, acrescentou Deazevedo Bochecha, inclui ainda um concurso de poesia, baseado apenas nos livros escolhidos para a adaptação cénica.
Os grupos interessados em participar devem apresentar um espectáculo representado por um único actor, estar inscritos na Associação Angolana de Teatro e apresentar a autorização do autor do livro.
Entre os requisitos exigidos pela organização constam  a apresentação de uma cópia do livro original e o projecto da produção, com o guião do espectáculo. A temporada é aberta por uma companhia brasileira, que vai fazer parte do júri e dar formação ao vencedor do concurso, cujo prémio inclui uma viagem ao Rio de Janeiro, além do valor monetário.

capa do dia

Get Adobe Flash player




ARTIGOS

MULTIMÉDIA