Intercâmbio no português


22 de Março, 2015

Fotografia: Reuters

Os encenadores de Cabo Verde, Portugal e Brasil reúnem-se à volta do projecto de teatro jovem denominado Kcena, o qual visa a montagem de três espectáculos e chamar atenção à valorização da língua portuguesa.

O encenador João Branco, responsável pelo projecto no Mindelo do Centro Cultural Português, está neste momento em Cabo Verde a trabalhar com outros encenadores. “A mecânica do projecto desenrola-se quando o encenador residente prepara um elenco ao convidado e este dispõe de um mês para trabalhar e criar um espectáculo”, precisou. Os temas são trabalhados anualmente e decididos em conjunto pelos encenadores, disse, acrescentando que através do intercâmbio reúnem jovens de diferentes nacionalidades e contextos sociais para “descobrir e valorizar” a língua portuguesa como veículo de unificação no teatro.
A primeira amostra em palco deste intercâmbio dos alunos do 15º curso de iniciação de teatro do Mindelo do Centro Cultural Português é apresentada na peça “Anatomia do Medo”, encenado por Graeme Pulleyn, enquadrada no programa “Março - mês do teatro”.
Em Portugal, o Teatro Viriato de Viseu lidera o projecto, enquanto no Brasil é o Teatro Vila Velha, de Salvador da Baía.

capa do dia

Get Adobe Flash player




ARTIGOS

MULTIMÉDIA