Cultura

Nguizane Tuxicane exibe "Cassinda"

Manuel Albano |

A peça “Cassinda não volta atrás”, um clássico do teatro angolano, do grupo Nguizane Tuxicane, é exibida amanhã, às 20h00, no palco do Teatro Elinga, em Luanda, inserida na segunda edição do Circuito Internacional de Teatro, que decorre até 17 de Setembro, em Luanda.

Clássico do teatro angolano é exibido no Elinga
Fotografia: Eduardo Pedro | Edições Novembro

A peça, que celebra 21 anos, foi escrita por Hermenegildo de Aguiar, em 1996, e narra a história de Cassinda, um jovem da localidade do Lunje, no Huambo, que aceita as condições impostas pelo seu sogro, Namunda, para poder casar com a sua filha.
A mesma, que estava para ser exibida no passado dia 13, mas que por motivos de calendário teve que ser remarcada, conta a história de Namunda que exige duas condições para autorizar que a filha Tchifole se case. A primeira é que, depois de casados, o genro e a filha devem ir viver em casa dele e a segunda é que, se ele morrer, o genro tem de ser enterrado, ainda que vivo, na mesma sepultura.
A cena desenrola-se em casa de Namunda, na presença de muitos interessados em casar-se com Tchifole. Os pretendentes desistem depois das condições impostas pelo pai, até que aparece Cassinda, rapaz que aceitou as obrigações do pai da sua amada.

Tempo

Multimédia