Cultura

Nguizane Tuxicane exibe peça na Liga

Manuel Albano |

A peça “Cassinda não volta atrás”, um clássico do teatro angolano, do grupo Nguizane Tuxicane, é exibida amanhã, às 20h00, no palco da Liga Africana, em Luanda, inserida na segunda edição do Circuito Internacional de Teatro, que decorre até 17 de Setembro, em Luanda.

Colectivo leva à cena um dos clássicos do teatro
Fotografia: Edições Novembro

A peça, que celebra 21 anos, foi escrita por Hermenegildo de Aguiar, em 1996, e narra a história de Cassinda, um jovem da localidade do Lunje, no Huambo, que aceita as condições impostas pelo seu sogro Namunda para poder casar com a sua filha.
Namunda exige duas condições para autorizar que a filha Tchifole se case. A primeira é que, depois de casados, o genro e a filha devem ir viver em casa dele e a segunda é que, se ele morrer, o genro tem de ser enterrado, ainda que vivo, na mesma sepultura.
A cena desenrola-se em casa de Namunda, na presença de muitos interessados em casar-se com Tchifole. Os pretendentes desistem depois das condições impostas pelo pai, até que aparece Cassinda, rapaz que aceitou as obrigações do pai da sua amada.
O espectáculo atinge o ponto mais alto com a morte de Namunda, depois do casamento de Cassinda e Tchifole.

Tempo

Multimédia