"Os Casais" e "João Belingue" em palco

Roque Silva
21 de Agosto, 2015

Fotografia: Santos Pedro

O grupo de teatro Odeth Tavares apresenta sábado e domingo, às 19h30, no seu auditório, no bairro de São Paulo, os espectáculos de teatro “Os Casais” e “João Belingue”.

Os espectáculos inserem-se numa digressão que o grupo efectua nos dias 29 e 30 deste mês às províncias de Malanje e Cuanza Norte. “Os Casais” são uma abordagem prática e sem censura das relações conjugais entre os jovens.
A intenção do espectáculo, que tem a comédia como género, é mostrar a importância de existir maior diálogo entre os casais.
O encenador Francisco Júnior disse que o objectivo é contribuir para que as pessoas reflictam sobre o  relacionamento e a forma como as pessoas gerem as relações conjugais.
“Existem muitos casais cujas atitudes são maus exemplos para os jovens e outros que são exemplos a seguir” e a ideia é ajudar a evitar as constantes separações precoces, notou Francisco Júnior.
A peça “João Belingue”, a ser apresentada domingo, gira em torno de mentiras, promessas e ousadias de um pai que instiga os filhos a praticarem actos indecorosos. A comédia dura 50 minutos, durante os quais uma família se deixa influenciar pelas diversas fantasias do patriarca. Segundo o autor da peça, Francisco Júnior, a ideia é chamar a atenção dos encarregados de educação para a forma como têm educado actualmente os filhos e tem como objectivo encorajar os adolescentes e jovens a pautarem a sua conduta por princípios cívicos e morais. “É preciso prestar mais atenção para a educação dos jovens, de forma a termos, no futuro, uma sociedade mais assente nas suas raízes.”
A peça foi criada para desencorajar o comportamento desviante das crianças, adolescentes e jovens na via pública e escolas por influência dos progenitores.
João, chefe da família Beling, tem uma conduta reprovável que transmite aos filhos, mas quer ter a fama de bom educador, mesmo deixando-os agir como querem. Os filhos vandalizam a escola, agridem colegas e vizinhos porque o pai é capaz de resolver todos os problemas causados por si.
O colectivo de teatro tem na sua colectânea as peças “Brincar com a Vida” e “A Infância”.

capa do dia

Get Adobe Flash player




ARTIGOS

MULTIMÉDIA