Peça angolana de teatro apresentada em Lisboa


19 de Março, 2015

Fotografia: AFP

O encenador angolano residente em Portugal, Rogério de Carvalho, apresenta a 26 de Março a peça “Faz Escuro nos Olhos” no Fórum Lisboa.

 “Faz Escuro nos Olhos” tem interpretação de Daniel Martinho, Giovanni Lourenço, Margarida Bento, Matamba Joaquim e Zia Soares.
A obra é inspirada em textos de Sergi Belbel, Virginia Woolf , Howard Barker ou Sigmund Freud . O espectáculo pretende transmitir uma leitura em torno da violência, considerada uma das mais primárias expressões da humanidade.
Segundo um comunicado da produtora, a peça “pretende reivindicar um teatro livre do paradigma das personagens-tipo e aberto à negritude”.
Rogério de Carvalho é natural da Gabela, Cuanza Sul, e vive há mais de 40 anos em Portugal, onde frequentou o curso de Teatro, no Conservatório de Portugal, actualEscola Superior de Teatro e Cinema, onde também foi professor até 2007.
Professor na Academia Contemporânea do Espectáculo, no Porto, encenou peças de autores que fazem parte da dramaturgia clássica e contemporânea, obtendo, por duas vezes, o Prémio de Crítica da Melhor Encenação com os espectáculos “Tio Vânia”, de Tchekov e “O Paraíso Não Está à Vista”, do realizador Fassbinder.
Em 2012 venceu o Grande Prémio da Crítica de Teatro, atribuído pela Associação Portuguesa de Críticos de Teatro, pelo seu trabalho de encenação dos espectáculos “Devagar”, a partir de textos de HowardBarker, para a companhia As Boas Raparigas, e de “O Doente Imaginário”, de Molière, para o Ensemble–Sociedade de Actores.

capa do dia

Get Adobe Flash player




ARTIGOS

MULTIMÉDIA