Peça "Ukumbu" no Kilamba

Manuel Albano |
28 de Agosto, 2014

Fotografia: kindala Manuel |

O Etu Lene apresenta hoje às 20h00, no Centro Recreativo e Cultural Kilamba, a peça “Ukumbu”, enquadrada na temporada de teatro “Quinta da Encenação”.

O espectáculo conta a história de Ukumbu (António Caetano), um  desmobilizado que se apaixona por uma zungueira, Ngongo, (Graciete de Jesus), ambos pobres, mas muito alegres.
Ukumbu faz várias serenatas à mulher para lhe dar as boas-vindas da zunga, da qual traz sempre algum alimento para sustentar a família. Ukumbu e N¬gongo eram um dos casais mais românticos de Angola, provocando, mesmo, alguma inveja a amigos e vizinhos.
A história de amor muda quando Ukumbu ganha a lotaria e mostra “as verdadeiras garras há muito escondidas”. Ninguém, nem mesmo a mulher, imaginava que algum dia todo o amor demonstrado por ela acabava.
O encenador do grupo, Beto Cassua, disse que a dinâmica e a entrega dos actores torna a peça bastante interactiva e com uma linguagem simples que permite os espectadores tirarem ensinamentos.

Ku-kiaze


O grupo apresenta no sábado e no domingo às 20h00, na Liga Africana, a peça “Ku-kiaze”, que conta a história da jovem Ku-kiaze (Noémia), que revela um problema à amiga Susana (Marlene), com a promessa de ela manter segredo, mas o teor da conversa magoa-a profundamente.
Susana não foi capaz de cumprir a promessa e contou o segredo a Nganji (Gracieth).
Os valores morais e culturais são substituídos pelos do consumismo e imediatismo dos homens, bem como pela de favores.
As duas peças são apresentadas no âmbito das celebrações do aniversário do Presidente José Eduardo dos Santos.

capa do dia

Get Adobe Flash player




ARTIGOS

MULTIMÉDIA