Poder da maldição revisto em espectáculo

Manuel Albano |
2 de Outubro, 2015

Fotografia: Paulino Damião

O poder que a palavra amaldiçoada exerce sobre as pessoas é o tema da peça “A praga”, apresentada hoje, em estreia, às 20h30, no Hotel Epic Sana, em Luanda, pelo grupo Horizonte Njinga Mbande.

O drama, adaptado do livro homónimo do escritor Óscar Ribas, é interpretado por sete actores e conta a história da senhora Ana, uma vendedora do mercado do Chamavo, na Gajajeira, Marçal, na época de 1920 a 1930, que perde o dinheiro do negócio e gera uma polémica imensa ao amaldiçoar a suposta pessoa com os valores.
No espectáculo, a vendedora, que esperava rever o dinheiro, apelava ao bom senso dos vizinhos, mas como ninguém devolvia os valores, ela recorreu a um quimbanda para amaldiçoar o causador da sua desgraça.
O alvo do feitiço foi Massoko, a filha da vizinha, que induzida pelo erro da sua mãe não entrega o dinheiro e chega mesmo a morrer. Porém, o drama ganha mais contornos, por incluir outros rituais e maldições que a própria vendedora pediu ao quimbanda.
O actor do grupo Galiano da Rocha disse ontem ao Jornal de Angola que a ideia é fazer uma reflexão sobre a verdade da força das palavras e dos pensamentos que podem atrair o mal. “Devemos pensar antes de falar algo, praguejar alguém ou jogar maldições”, aconselhou.
As consequências das palavras negativas, disse, podem ter efeitos terríveis na vida de outras pessoas. “A energia negativa emitida para outra pessoa pode ser causadora de desgraças e até mesmo da destruição de famílias e gerações, principalmente entre os africanos, que são muito apegados as suas tradições e culturas”.
A peça é apresentada, novamente, em duas sessões nos dias 17 e 18, às 19h45 e 21h20, no auditório da Escola Njinga Mbande. O grupo Horizonte Nzinga Mbande, formado em Outubro de 1986, já foi galardoado com o Prémio Nacional de Cultura e Artes e participou em festivais internacionais. Em 2009 participou na II edição do Festival de Teatro de Língua Portuguesa, no Rio de Janeiro.

capa do dia

Get Adobe Flash player




ARTIGOS

MULTIMÉDIA