Séries de televisão ameaçam o teatro

Mário Cohen |
30 de Janeiro, 2015

O teatro em Angola corre grandes perigos de sobrevivência com o surgimento das telenovelas e séries televisivas, que abrem mercados mais promissores para os actores nacionais, defenderam, no auditório Pepetela, em Luanda, os encenadores Mena Abrantes, Adelino Caracol e Afrikano Kangombe.

Os encenadores, convidados a participarem no projecto artístico “Três Experiências de organização Teatral em Luanda”, reflectiram ainda sobre os 27 anos de teatro no país e as piores fases desta arte.
O encenador Mena Abrantes, director do Elinga Teatro, disse que a pior fase foi na época do recolher obrigatório, que impediu, durante muito tempo, os actores de ensaiarem. O Elinga Teatro sobrevive até hoje porque os seus actores têm amor ao teatro.
Para o encenador, o Elinga Teatro não está ainda em condições de sobreviver das suas actividades artísticas: “O grupo depende de patrocínios de empresas e da boa vontade de indivíduos que os ajudam com verbas para a montagem das peças.”
Adelino Caracol, director do Horizonte Njinga Mbande, considerou um erro os actores saírem do teatro por causa do cinema, ou da televisão. “Mesmo os grandes actores de Hollywood fazem uma pausa do grande ecrã para fazer teatro.”
Os grupos precisam se fortalecer, fazer grandes produções e proporcionar mais encontros entre os actores. “O conflito entre actores de televisão e teatro acontece em toda a parte do mundo, porque a abrangência da TV é maior”, justificou. O fortalecimento da classe, acrescentou, é importante para que os actores de teatro não se sintam inferiorizados em relação aos da televisão. “Mas é preciso todos eles saberem que o celeiro do actor é o teatro.”
O director do grupo Oásis, Afrikano Kangombe, defendeu o teatro como a única arte capaz de representar a realidade do quotidiano e influenciar, positivamente, a sociedade.
Os 40 anos de independência, destacou, servem de reflexão para saber o quanto já foi feito em prol do teatro.
Para o encenador, a Associação Angolana de Teatro é um veículo a ser utilizado para pressionar o Executivo para os projectos habitacionais, em curso, terem salas condignas de teatro.

capa do dia

Get Adobe Flash player




ARTIGOS

MULTIMÉDIA