Temas sociais tratados em palco

Manuel Albano |
25 de Fevereiro, 2016

Fotografia: Jaimagem

A peça “A Grande Questão” é apresentada amanhã, sábado e no domingo às 20h00 na Escola 14 de Abril, na Centralidade do Kilamba, pelo Enigma Teatro, no âmbito na segunda temporada de “Cultura para Todos”.

A peça, cujo texto original se baseava  em aspectos sociais, económicos e históricos da capital, é agora adaptada à realidade da Centralidade do Kilamba.
O hábito de deitar o lixo em qualquer sítio e a importância da prevenção do VIH/Sida transformam-se nas personagens Povo e Cidade que ao dialogarem procuram chamar a atenção para aqueles problemas e para o interesse de se conservarem os bens públicos.

Festival em Moçambique

O grupo abre com a mesma peça o Festival Internacional de Teatro de Inverno (FITI 2006), que decorre de 28 de Maio a 19 de Junho, em Maputo, disse ao Jornal de Angola o seu encenador, Tony Franpênio.
O festival, organizado pela Associação Cultural Girassol, é também um espaço de formação, intercâmbio e troca de experiências.
O encenador afirmou que os elementos da Enigma vão Maputo aproveitar a estada em Maputo “para conhecerem a realidade artística de outros países luusófonos e participarem em seminários sobre teatro”. O Enigma surgiu em 1998 da fusão dos grupos Os Makotes, fundado em 1987, e Komba Meneck, em 1997.
“Na Corda Bamba”, “A Raiva”, “De Luandinha a Luandão”, “Apaixonados por Engano”, “A grande Questão” e “Sujeito e o Azarado” foram  as peças que valeram ao grupo ser distinguido em 2014 com o Prémio Nacional de Cultura e Arte, na categoria de teatro. Em 2010 venceu o Prémio Cidade de Luanda, em 2009 ficou em terceiro lugar e um ano antes, em segundo.
O Enigma foi  distinguido com  a Medalha de Ouro (melhor texto, encenação e actor) no Concurso Nacional de Teatro e considerado o Melhor Espectáculo na terceira e quinta edição do Festival de Teatro do Cazenga (FESTECA).
O grupo editou DVD das peças “A Raiva”, “A Grande Questão” e “Na Corda Bamba”.

capa do dia

Get Adobe Flash player




ARTIGOS

MULTIMÉDIA